RECURSOS E ESTRATÉGIAS EM BAIXA TECNOLOGIA PARA ALUNOS COM TGD
Jogos de mímica: (Imagem e Ação, por exemplo): Ao transmitir
sem palavras
sentimentos ou situações, a
criança organiza seu pensamento lógico e busca
compreender causas e
conseqüências para melhor se expressar.
Sugestões de Atividades
Interativas
Atividades Interativas servem
para auxiliar crianças e adultos com autismo a interagir e
desenvolver suas habilidades sociais.
As metas educacionais de algumas
atividades podem ser modificadas de acordo com as
necessidades de cada pessoa. Por
exemplo, no Pega-Pega Surpresa, a meta apresentada
é o aumento do contato visual,
mas poderia ser também a comunicação verbal, e o
facilitador então solicitaria que
a criança, ao invés fazer contato visual através dos
buracos do lençol, falasse uma
palavra ou uma sentença para dar continuidade ao pega-pega, de acordo com o
estágio de desenvolvimento da comunicação verbal da criança.
*Sinal Verde para Interação:
Depois de um período de isolamento, a criança
demonstrará estar disponível para
uma interação social através de um “Sinal Verde”.
Há 3 tipos de Sinais Verdes:
Contato visual; Comunicação verbal; Contato físico.
1. Caça ao Quebra-Cabeça
Meta: Inspirar um aumento do
intervalo de atenção compartilhada.
Motivações / Interesses: Figuras,
quebra-cabeças e passeios pela sala /escola.
Preparação: Imprima da internet ou desenhe uma versão
grande de um dos personagens
favoritos da criança (Barney,
Backyardigans, Mickey, etc.). Plastifique com papel
contact (para tornar o material
mais durável) e corte e pedaços para fazer um quebra-cabeça.
Início da Atividade: Quando a
criança oferecer a você um “Sinal Verde para Interação”,
apresente a atividade pegando uma
ou duas peças do quebra cabeça. Explique
animadamente que figura será
formada quando vocês pegarem todas as peças. Diga
também que a maneira de pegar
mais peça será ela ir
passear pela sala ou pelas
dependências da escola com você.
Aproveite esse momento para lhe apresentar os
colegas de classe e pessoas da
escola.
Passeie com a criança pela sala e
pegue uma peça por vez, e a leve até a mesa para
juntar a peça ao quebra
cabeça. Se a criança não quiser passear com você, procure
convidá-la outras vezes quando
ela oferecer Sinais Verdes até que ela
aceite passear.
Demonstre para a criança como
pode ser divertido observar a figura crescer e se tornar o
personagem.
2. Pescando as Sentenças
Meta: Estimular a utilização de
sentenças mais longas.
Motivações / Interesses:
Atividades físicas (ex: passear de cavalinho, balançar, rodar,
pular na bola grande, etc.)
Preparação: Em letras bem grandes, escreva as sentenças
que descrevem atividades que
você acredita que sua criança
terá interesse em participar. Por exemplo: “Eu quero
passear no pátio”, “Eu quero ir à sala de leitura”, “Eu quero pular amarelinha”, “Eu
brincar com avião”. Escreva quantas sentenças você conseguir
inventar para ações que
você vai oferecer. Plastifique as
sentenças para que elas possam ser reutilizadas.
Início da Atividade: Quando sua criança oferecer um Sinal
Verde, “pesque” uma
atividade, leia para ela e a
convide para realizá-la juntos. Quando
sua criança estiver
bem motivada dentro da atividade,
você pode pedir para que ela leia a sentença inteira
ou para que repita depois de
você. E você oferece a ação motivadora.
3. Conversa com os Dados
Meta: Conversação com conteúdo
social.
Motivação / Interesses: O assunto
que sua criança goste de conversar (ex: carros, etc.).
Preparação: Faça dois dados gigantes. Um dado será o dado
das “situações”, cada face
terá uma situação diferente
relacionada com a área de interesse de sua criança (ex: o
carro quebrando, comprando um
novo carro, etc.). No outro dado,
escreva em cada face
nomes de pessoas que sua criança
conhece (ex: membros da família, amigos
da escola,
professora e o nome da criança).
Início da Atividade: Explique
para a criança que neste jogo, cada um tem a sua vez para
jogar ambos os dados ao mesmo
tempo. A combinação entre a situação e o nome da
pessoa ditará o
assunto da conversa. A idéia é
conversar sobre como aquela pessoa
agiria naquela determinada
situação. Queremos encorajar conversas que tenham o foco
em informações pessoais. Se
você jogar os dados e obtiver a mesma combinação uma
segunda vez, jogue o dado dos
nomes novamente até que você tenha um nome diferente
para iniciar a conversa.
Descreva a situação de forma
animada, divertida, e bem detalhada. Procure adicionar na
sua descrição vários interesses
da criança. Por exemplo, se a criança gosta de humor
tipo “pastelão”, inclua na
história pessoas escorregando ou deixando coisas cair, etc.
Estimule a criança a ter a vez
dela. Auxilie a criança a contar a história o quanto você
achar necessário. Quando a criança entender bem o mecanismo do
jogo e estiver
altamente motivada, comece a
introduzir desafios maiores. Ofereça menos auxílio, fique
em silêncio e espere que a
criança ofereça mais idéias espontaneamente. Se necessário,
ofereça algumas dicas relativas à
personalidade daquela pessoa específica (ex: “Você se
lembra como o Beto gosta de
conversar o tempo todo? O que você acha que ele faria se
o carro dele quebrasse?”).
4. Invente uma história engraçada
para estimular a fala espontânea.
Faça uma pilha de cartões com uma
palavra ou desenho em cada um, as palavras devem
estar relacionadas aos interesses
do aluno autista. Inclua nas fichas, uma
que tenha o
ponto de interrogação. Inicie então
uma história utilizando uma cartolina. Inicie a frase
e faça uma pausa, pegue um cartão
e use a palavra para completar a frase. Se você pegar
um ponto de interrogação, você ou
a pessoa podem inventar qualquer palavra para
escrever naquele ponto da
história. Quanto mais engraçada e sem sentido a
história
melhor!
5. O entrevistador!
Encorajar a conversação através
da dramatização de vários personagens.
Leve um gravador para a sala, o aluno deverá entrevistar os
diversos personagens do
desenho ou livro escolhido.
Estimule o aluno a entrevistá-lo por 3 minutos.
TRABALHAR SOCIALIZAÇÃO E
ORALIDADE
Para trabalhar o nome dos colegas
da sala, pode-se utilizar esse tipo de chamada. O
aluno autista coloca a foto dos colegas que estão
presentes, nomeia–os e realiza a
contagem dos presentes. É
uma maneira lúdica e que geralmente surte
efeito na
aprendizagem e socialização do
aluno.
Para trabalhar o nome dos familiares e o parentesco, pode-se utilizar
vários tipos de
recursos lúdicos. O aluno autista, coloca a foto do familiar e nomeia–o ou coloca-se
frases sobre o que está fazendo
na foto.
Utilizar fichas com figuras ou
pranchas de comunicação para que o aluno autista
consiga entender e observar o
passo a passo da regra / assunto trabalhado
TRABALHANDO A ROTINA
Uma característica do aluno
autista é a necessidade de ter segurança em sua rotina
diária, para auxiliar nessa
necessidade podemos montar a rotina semanal utilizando
fichas / cartaz organizando a
rotina diária/semanal do aluno
Autista. Utilizar o
sistema
baseado em figuras ou fotos
selecionadas de acordo com as necessidades e/ou interesses
individuais. Quando o autista
estabelece a associação entre a atividade e o símbolo
facilita tanto a comunicação
quanto à compreensão.
Organizar o ambiente físico da
sala de aula a partir de placas que tenham desenhos para
indicar coisas básicas como: Ir
ao banheiro, comer, beber água, um brin quedo
especifico, sair de sala, etc.
Essas placas devem ser trabalhadas com o aluno autista e
esse com o tempo poderá se
comunicar com a professora e os colegas mostrando o que
quer.
Pegar o desenho de alguns
animais, que comecem com aquelas letras,
realizar a análise
sonora / gráfica, ensinando o
aluno a associar o desenho com a letra inicial
Trabalhando a escrita da palavra
/ sílaba
Trabalhando a letra inicial
Trabalhando Antônimos
Relacionar figuras diversas sobre
um mesmo tema
Trabalhando a Escrita de palavras
com material de apoio
Utilizando Quebra Cabeça para
trabalhar reconhecimento da escrita e
alimentação
Utilizando quebra cabeça formação
do desenho e da palavra
• Seqüência numérica;
• Identificação dos personagens
Os materiais usados:
• Papel cartão nas cores
vermelha, azul, amarelo,
verde e branco;
• Figuras de personagens (que
podem ser adquiridas em revista, encarte de lojas de
brinquedos e internet);
• Bolas nas quatro cores
primárias (essas bolas podem ser feitas com jornal amassado e
coberto com fita colorida)
• Velcro
1-Recorte o papel cartão branco
no tamanho 50cm x 50cm, essa vai ser a
base (se
preferir use papelão);
2-Cada quadrado que compõe a
atividade tem 2cm de altura e 7cm x 7cm de tamanho,
distribuídos nas quatro cores.
3-No fundo do quadrado cole as
figuras distribuindo-as de forma que elas possam se
repetir. Foi usadas figuras
do Pica-pau, shrek,
Xuxa, Ben 10, Era do gelo,
Bob Esponja,
e carros.
4-No centro de cada quadrado na
parte superior cole um pedaço de velcro, onde vão ser
grudados os números.
5-Recorte o papel cartão branco
no tamanho de 2cm x 3cm, cole no verso, pedaço de
velcro e na frente numere de 1 a
20.
6-No centro do tabuleiro vai
ficar um quadrado maior de 14cm x 14cm onde serão
dispostos os números, bolas e
tampas de pet.
Desenvolvimento:
1- Disponha a atividade para que os alunos
possam
explorar, visualizando-a e ao
mesmo tempo chamando
a atenção para a atividade.
2- Peça para identificarem os personagens e se o
aluno
não verbaliza, neste momento
aponte e fale o nome de
cada personagem.
3- Peça para colocar uma bola
no quadrado de mesma cor, também pode pedir para
colocar em um quadrado de um
personagem específico.
4- Com os números peça para o aluno grudá-los
nos quadrados de forma ordenada.
Explore a atividade conforme o
nível do aluno. Se o mesmo não conhece os números,
entregue cada número na mão dele
pedindo para grudar no local indicado por você e vai
identificando cada um.
Também se preferir pode usar
tampas de pet para usar nos quadrados pedindo ao aluno
para significar ou relacionar o
número com a quantidade.
Utilizando o Tangran
A filosofia do tangram é que um
todo é divisível em partes, as quais
podem ser reorganizadas num todo,
como a própria concepção de
Malba Tahan sobre a matemática.
Podemos dizer que o autismo
também se assemelha com esta
regra do tangram, que devemos
conhecer todas as
particularidades (partes) da pessoa com autismo,
para entendê-lo como um todo
seguindo a regra do respeito.
O Tangram é extremamente
eficiente para o desenvolvimento do
raciocínio lógico e geométrico,
principalmente no que se refere às
relações espaciais. Também
desenvolve a coordenação motora fina.
Para auxiliar o nosso aluno
autista a desenvolver tais
competências, pode-se confeccionar o tangran utilizando
E.V.A. e papelão, faz-se os
moldes com papelão e cola-se
o E.V.A. nos dois lados, conforme
imagem ao lado.
Essas peças vão ser usadas como
encaixe de uma base também feita com Eva
para cada
figura (ver figuras abaixo). Como
você pode observar foi usado só duas cores para
evitar desatenção.
Este modelo de atividade com
encaixes facilita muito o trabalho, principalmente para
quem tem dificuldades na
coordenação motora. Dentro do molde tem o lugar
identificado para cada peça. Para cada nível de aprendizagem do aluno use
o grau de
dificuldade adequado.
Trabalhando o Corpo Humano
Atividade de ciências pode se tornar lúdica ao usar o corpo
da criança como molde. Usa-se se
necessário, duas folhas
de papel madeira para ficar do
tamanho da criança.
Na frente do espelho, a criança
olha o reflexo do próprio
corpo e compara com o corpo desenhado no papel. Durante
a atividade a professora explica
sobre o corpo humano, o
que é, pra que serve... Depois,
pode-se buscar na Internet
um esqueleto, aumentando-o para o tamanho real da
criança.
Novamente, a professora explica
sobre o esqueleto, o que é,
qual a finalidade... A criança
recorta todos os ossos e cola
em seus respectivos lugares. Cada
osso que a criança colar,
ele deve tocar nos ossos de um
colega e nomear o osso.
Posteriormente, pode-se
acrescentar outras partes como:
pulmão, coração, cérebro, etc, até chegar nas partes
externas, cabelo, pele, unha. Mas
lembrando: sempre
devemos nomear e explicar cada
coisa., pois o que é comum
acontecer com muitos autistas é ele
falar muitas coisas que
não sabe o que significa, ler
textos sem entender o que está lendo, etc...
Variação da atividade:
Nomeie cada parte do corpo com um
cartão removível. Na
parte de cima do cartaz, escreva
“Colorir ______”. Peça para
a pessoa pegar o cartão que
corresponde à parte do corpo que
ela quer que seja colorida e que
o coloque no espaço para
completar a sentença.
Quando ela estiver altamente
motivada, estimule a criança
autista a dizer a sentença completa. Se ela disser
apenas
“colorir”, responda colorindo
algo fora do corpo. Se ela disser
apenas “perna”, responda
balançando a sua própria perna.
A idéia é incentivar a pessoa a
dizer “colorir perna” ou “colorir
a perna” para você “entender” e
colorir a perna no corpo do
cartaz.
COLORIR:
__________
Trabalhando o Número Telefônico
Este exercício trabalha o número
do telefone. Que pode ser
muito útil. Observe que primeiro
há a pergunta: Qual o número
do telefone de sua casa? (
treinamos tanto a pergunta
verbalmente como por escrito.)
Então, o aluno escreve os
números do telefone nas linhas
pontilhadas. Depois no desenho
grande do telefone, ele
simula a digitação dos números no
papel como se estivesse usando o
aparelho de verdade.
Trabalhando a Leitura e a Escrita
Alguns autistas, mais comprometidos, não conseguirão
soletrar as sílabas das palavras, mas todos podem ler
algumas palavras globalmente, é
só ensinar as palavras
mais importantes.
Apresentar sempre a figura com a
palavra escrita, para que
ele leia a ficha globalmente.
Trabalhar poucas fichas por
vez, depois que ele conseguir ler
globalmente as fichas já
trabalhadas, ir incluindo outras.
Exercícios:
Decompor a palavra barata e
separar as sílabas nos quadrados
acima do desenho.
Identificar as sílabas da palavra
panela que estavam misturadas
dentro de uma bandeja. O aluno
retira sílaba por sílaba e cola na
ordem compondo a palavra no
papel e cola alimentos dentro da
panela. O aluno deve pesquisar em
revistas os alimentos para
por na panela, recortar
e depois colar. Quando
chegar na hora
do almoço, pode-se
levar o aluno para a
cozinha para ele
observar o preparo de alimentos,
ou enviar tal observação como
dever de casa. Observar a mãe
preparando o jantar, por
exemplo.
Outra sugestão para se trabalhar
a composição
da palavra partindo de sílabas
misturadas.
Jogos Interativos
WhizKidGames é um portal de jogos
que tem
como objetivo ajudar as crianças
autistas.
Um portal onde desenvolveram 16
jogos
focados às ações do dia a dia,
como vestir, ir à
escola, etc. Apenas temos que
selecionar o
jogo e começará automaticamente,
sem
distrações de nenhum tipo.
http://www.whizkidgames.com/
Planet Nemo é um portal que
apresenta jogos
que desenvolvem a linguagem, a
inteligência
lógico-matemática e o pensamento
crítico.
ttp://www.planetnemo.fr/int/Brasil/NEMO.HTM
Outras Sugestões
COMO TRABALHAR COM A CRIANÇA
AUTISTA
Dificuldade Solução
Não Prestam atenção a instruções
verbais/ tem
baixa compreensão da linguagem
falada.
Pistas visuais, estruturação do
ambiente,
rotina previsível, apoio concreto
nas regras e
informações importantes.
Baixa resistência a frustração
(desiste
facilmente e pode ficar agressivo
se não
consegue realizar determinada
atividade).
Estruturação de jogos e
atividades
(visualização de seu início, meio
e fim),
aprendizagem com níveis de ajuda,
inclusão
de pausas com atividades do
interesse da
criança.
Distração Controle dos estímulos
distrativos,
estruturação da rotina, atenção
individual.
Insistência em realizar
atividades restritas e de
seu próprio interesse / baixa
socialização
Conduzir a rotina abrindo espaço
para as
atividades de interesse em
momento oportuno
(após a realização das atividades
coletivas).
Dificuldade de organização Estruturação do ambiente e das atividades;
pistas visuais, ordenação entre atividades e
pausas.
Bibliografia
A matemática na Educação Infantil
– A teoria da Inteligências múltiplas na prática escolar -Kátia S. Smole – Ed.
Artes Médicas
As cem linguagens das crianças –
Gandinio e Forman – Editora Artmed
Fórum Bimestral conversando sobre
a inclusão – Prefeitura de Niterói
Programa Son-Rise®.
http://www.inspiradospeloautismo.com.br/Programa/Programa.html
Revista Ciranda da Educação –
Autismo
Revista Guia Escolar – Ano 01 –
nº01/2011
Revista Inclusão – Ano 03 – nº
05/2011
TCC Autismo: Desafio na
Alfabetização e no Convívio Escolar -http://www.crda.com.br/tccdoc/22.pdf
http://www.autismonoamazonas.com/2010/11/material-didatico-para-autistas-jogo-de.html
Elaborado por Karla Maria da
Silva Medeiros
Coordenação das Deficiências e
Transtornos Globais do Desenvolvimento
Serviço de Orientação Pedagógica
à Educação Especial
Divisão de Supervisão Escolar
Departamento
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